Agricultura Natural

Conceito

A Agricultura Natural é um método agrícola, preconizado na década de 30 por Meishu-Sama, como alternativa aos problemas decorrentes da prática da agricultura convencional na época.

Este método baseia-se no princípio de que a natureza é capaz de suster o desenvolvimento de todas as formas de vida, suprindo tudo o que for necessário para que isso ocorra. Assim, não aplica fertilizantes para o desenvolvimento das culturas agrícolas, pois, quanto mais limpo e puro o solo estiver, maior será o sucesso obtido na colheita.

Por exemplo, o azoto necessário para a produção agrícola, emana do núcleo da Terra, logo, é dispensável e incorreto o uso de adubos químicos e compostos de origem animal, tais como o estrume, pois estes alteram as propriedades do solo, comprometendo a sua capacidade produtiva.

 Meishu-Sama também chamou à atenção que os “bons resultados”, advindos do uso de agroquímicos, seriam passageiros e que causariam graves consequências para a agricultura, culminando numa ampla degradação ambiental.

A base teórica da Agricultura Natural dá ênfase à saúde humana e ao meio ambiente, por isso, é necessário compreender e aplicar os processos que acontecem naturalmente nos ecossistemas nativos para que a produção agrícola seja resistente, produtiva e de boa qualidade.

Podemos concluir que a Agricultura Natural procura resgatar a pureza do solo e dos alimentos, com práticas que preservam a diversidade e o equilíbrio biológico, tendo como meta principal, a elevação da qualidade da vida humana.

Benefícios da Agricultura Natural Messiânica

Horta Caseira

A prática da Agricultura Natural não é uma atividade exclusiva de agricultores. A Horta Caseira é uma forma de se expandir esta prática nos lares, para que todos possam ter esse contacto com a terra.

“…respeitando-se e amando-se o solo, a sua capacidade natural manifestar-se-á ao máximo. Para tanto, o mais importante é não o sujar, mas torná-lo ainda mais puro. Com isso, ele ficará alegre e, logicamente, se tornará mais ativo.”